segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Jing Mo Ying Hung (aka Fist of Legend) - 1994


Gordon Chan em 1994 lançou este filme, remake de Fist of Fury com Bruce Lee. Não se limitando a copiá-lo, fez sim um filme que pouco ou nada deve à sua origem cinematográfica (já que ambas as histórias têm o mesmo fundo histórico preciso.) Após a morte do seu mestre num combate, Chen Zhen (Jet Li), volta ao seu país e à sua cidade (Xangai) para o vingar. Descobre que ele fora envenenado antes do combate com um mestre samurai. Numa altura em que o império japonês se arrastava pela parte oriental do continente asiático, nesta história se encontra uma forte metáfora para melhor explicar essa situação. Será que a entrada japonesa não se deveu a um pré-envenenamento do estado chinês? Como é que um pequeno país como o Japão, ainda que com uma frota militar importante, conseguiu penetrar no elefante asiático? É certo que eu de geo-políticas, e afins, muito desconheço (até um dia, espero) mas julgo que a metáfora não é displicente.
Após a descoberta do envenenamento, Zhen terá que se confrontar com o tal mestre samurai, assim como terá que enfrentar o melhor aluno do seu mestre, que ficara na China, para decidir quem ficará encarregue da escola. Terá que depois abdicar da escola pelo amor a Mitsuko Yamada (Nakayama Shinobu), que por ser japonesa não é vista com bons olhos. Por fim terá que encarar o poderoso General Fujita (Billy Chow), déspota encarregue do controle sobre as milícias japonesas em Xangai.
Ficamos então com um excelente filme de época de artes marciais, que volta a opor o modo japonês ao modo chinês, com as coreografias a cargo de Yuen Woo Ping (que elogios já lhe bastam) e o estilo espectacular do melhor Jet Li.Para esclarecimentos decentes linko-vos ao sítio do sempre esclarecido Luís Canau.

Sem comentários: