quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Jui Kuen (aka Drunken Master) - 1978

Yuen Woo-ping ao segundo filme, enquanto realizador, tatua a sangue o seu nome no género de kung-fu. Jui Kuen é unanimemente hoje considerado um clássico do cinema chinês. Começando pelos três maiores talentos deste filme, que já se encontraram no anterior Se Ying Diu Sao (aka Snake in the Eagle’s Shadow – que conto ver brevemente), parecem estar aqui em estado de graça. Aos três talentos refiro-me a Jackie Chan (vedeta do burlesco moderno e de então), Siu Tien Yuen (pai de Woo-ping Yuen, actor e mestre de kung-fu) e Woo-ping Yuen (talentoso action director e realizador.)

Pois bem, Wong Fei-hung (Jackie Chan) é um empertigado, mas talentoso, lutador que se envolve constantemente em tricas. O seu pai, que já não o atura, encarrega o seu tio, o Drunken Master (Siu Tien Yuen), de discipliná-lo. Ele, claro, não está para isso. Certo dia, numa luta, é humilhado por um mestre que só não o mata por condescendência. Lá volta ele para o bêbado tio para aprender, por simulação, as lições dos maiores mestres bêbados.
E nessa simulação reside aquilo que une muitos dos filmes de kung-fu, pois é frequente ver-se grandes lutadores que, por arrogância, levam sovas daqueles que, por humildade, seguem os ensinamentos tradicionais. O cinema popular chinês sempre procurou essa vertente de educar os jovens através dos ensinamentos tradicionais (facto a que não estará alheio o regime comunista, especulo eu.) Mas neste filme joga-se uma cartada importante, mascarada de comédia, para inverter um pouco essa tendência, já que os vencedores são aqueles que, por disciplina, suportam uma g'anda piela (neste filme o álcool puro tem o mesmo efeito que os espinafres do Popeye.)

E falta referir o maior mérito do filme: as lutas - que, à imagem do posterior Lin Shi Rong (aka Magnificent Butcher), são ‘daqui’.
Jackie Chan é espantoso (e não só como comediante), Siu Tien Yuen faz-nos cair o maxilar superior, e Woo-ping c’est unique.

2 comentários:

The movie_man disse...

Uma pequena grande maravilha, este clássico do Kung Fu. Jackie Chan em grande forma, Woo-Pin com coreografias e uma realização grandiosas. Isto é cinema de artes marciais num dos seus pontos mais fortes. E quem te emprestou este grande? Eh Eh

JoÃoP disse...

É de facto um filme FA-BU-LO-SO, com todas as sílabas excepto a penúltima. Em relação a quem mo emprestou... não sei... acho que o gamei mazé. Confirmaste se a caixa tem o dvd dentro?