sexta-feira, 27 de julho de 2007

Magnificent Butcher (aka Lin Shi Rong) - 1979


Yuen Woo-ping é bem conhecido no ocidente pelas suas estonteantes cenas coreográficas no cinema americano. Uma espécie de actualização de Busby Berkeley mas para a porrada. Mas antes do ocidente descobrir os seus imensos talentos o oriente já lhe prestava vassalagem, apesar de nos filmes de kung-fu o culto ser prestado, justamente, aos actores. Independentemente disso indirectamente reconheciam os seus esforços.
Em 79 Yuen Woo-Ping colaborou com a já então estrela do cinema chinês Sammo Hung, e fez isto...

…e isto é um tremendo filme de kung-fu, com pouca ganga e lutas brilhantemente coreografadas. A “luta” (e é-me difícil explicar estas aspas) entre os dois mestres das duas escolas é de antologia… nestas coisas só visto. Mas a partir de agora qualquer cena que envolva uma personagem a escrever, o que quer que seja, com música sentimental é melhor que seja foleiro cumó caraças senão na minha cabeça substituo-a por esta cena.

Depois também por cá anda um hilariante Drunken Master. Papel que inicialmente era destinado a Yuen Siu Tien, pai de Yuen Woo-ping, que acabou por falecer durante a rodagem (o papel acabou por ser entregue ao excelente Wei Pai). O que provavelmente torna este filme um “dedicado a…”

Sem comentários: