sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Invasion of the body snatchers – 1956

A primeira vez que vi os body snatchers foi pela mão/câmara do Abel Ferrara e adorei. Descontando (mas não tanto) o facto de ser um acérrimo fã de Ferrara achei aquela história cheia de potencialidades, daquelas que têm a capacidade de se metamorfosear consoante a época. É certo que vi o filme sabendo que havia duas versões que o antecediam, a de Don Siegel, um clássico sci-fi e que me trás aqui, e a de Phillip Kaufman que é, segundo algumas fidedignas fontes, um excelente remake dos anos 70’s. Este ano virá outra versão de Oliver Hirschbiegel, espero-a ansioso. Remakes e mais remakes, a invasão é também de film snatchers (filmes cada vez com menos alma e mais cínicos, assim espero este remake). É uma história cheia de potencialidades porquê? Porque trata de um invasor exterior que se dissimula no quotidiano de uma comunidade, modificando-a, e isto a meu ver dá pano para mangas, e soutiens labregos. Cingindo-me ao filme de Siegel que, como devem saber, é um grande cineasta, daqueles que filma o essencial, sem grandes parangonas.

Dr. Miles Bennell (Kevin McCarthy) é o doutor retornado à terreola que o viu nascer. Voltou por desgosto amoroso, e lá reencontra a sua namoradinha de infância Becky Driscoll (Dana Wynter). Claro está que mais minuto menos minuto estará um nos braços do outro – estamos no período clássico de Hollywood, querem o quê? Mas com a chegada do retornado vêm também queixas de pessoas que dizem que familiares e vizinhos já não são quem eram. Têm a aparência mas já não têm a alma, as emoções e os feitios que supostamente os caracterizariam. Depois de várias hipóteses levantadas pelo médico e psiquiatra descobrem que algo de terrível brota do solo de cidade e que replica os seus cidadãos.
Siegel nunca nos explica cabalmente a origem dos invasores que se parecem com couves e que, com qualquer efeito espumante, expelem corpos humanos das entranhas para substituir as pessoas que depois, de qualquer modo, são aniquiladas. E é essa substituição que me fascina… porque é que os substituem? Neste filme, assim como na versão de 1993, a “substituição” ocorre aos olhos deslocados. Isto é uma parábola sobre um o retornado Dr. Bennell que quando chega à sua terra natal vê tudo, naturalmente, diferente, nada é como era, nem a namoradinha Becky é a mesma. Daí o seu pânico e desnorte. Todos, aos poucos, vão sendo apanhados e, curiosamente, coincide com o aprofundar das suas relações com eles. Isto é, a visão que ele mantém deles já não coincide com a actual, pois já o tratam como homem e como médico. Pormenor, se calhar errado mas fiquei com essa sensação, a ameaça os invasores são nos quase sempre mostrados em segundo plano, como se o Dr. Bennell estivesse também ele fora do plano, aliás ele não só é o narrador como também o filtro ao nosso preconceito.

Na verdade o filme é praticamente um flashback, só os minutinhos iniciais e finais são do presente. E esse presente dir-me-á que estou completamente errado, que a invasão está de facto a ocorrer, mas o último plano devolve-me o delírio. Pondo os pontos nos ii e jj, Invasion of the body snatchers é uma grande parábola sobre a forma como a realidade se vai metamorfoseando ao nosso olhar.

Sem comentários: